domingo, 29 de janeiro de 2012

Ponta de Areia


Ponta de Areia, ponto final.
Da Bahia à Minas, estrada natural
que ligava Minas ao porto, ao mar.
Caminho do ferro mandaram arrancar.
Velho maquinista, com seu boné,
lembra o povo alegre que vinha cortejar.
Maria Fumaça não canta mais
para moças, flores, janelas e quintais.
Na praça vazia, um grito, um "Ai".
Casas esquecidas, viúvas nos portais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

A saudade com que Milton e Fernando Brant temperaram esses versos, extraídos das lembranças dos que viveram ou ouviram histórias dos que viveram os tempos da estação de Ponta de Areia, se mistura à saudade que tenho dos tempos em que eu os cantava sob a regência e arranjos do mestre Egnaldo Paixão no extinto coral da Escola de Música Mestre Bugué... Kim, Salompas, Digão, Jorginho, Everton, Vanilson, Erli, Chiquinho... e todos os que já choraram cantando poesia...

5 comentários:

  1. Desenhista de mão cheia, pessoa maravilhosa, amigo querido, não preciso pesquisar muito em sites e mais sites para encontrar a relação que as artes estabelecem entre si. Vi seu desenho e pude ouvir a música, ler a poesia, relembrar uma das apresentações da Bugué, enfim, coisas que só são possíveis quando espiritualmente permitimos e quando o artista é bom.Você é um talento. Parabéns Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Jacy! *---* Imensa alegria ver seu comentário aqui!! É gratificante saber que o desenho atingiu o objetivo proposto, de remeter à saudade. À saudade dos arranjos, dos encontros, dos gestos de prevenção do mestre, das intrigas, que eram mais oriundas da infantilidade da transição dos seres do que de qualquer outra coisa...

      Ademais, muitas saudades de ti! Abração! :*

      Excluir
  2. A versão do Boca Livre é uma das coisas mais belas que já se fez na MPB. Valeu a divulgação! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza! ^-^ Conheci essa obra nos arranjos da Banda Sinfônica do Agreste (Os Meninos de São Caetano), mas já tive o prazer de ouvi-la nas vozes de Boca Livre.

    Eu que agradeço.

    Abraços! ó/

    ResponderExcluir
  4. Esse talento eu já tinha visto desde o colegial, porém ele esteja meio enferrujado e sem tempo. Ainda espero mais desenhos e poesias.


    Abraço.

    ResponderExcluir

Que tal? ^-^